O que é colágeno? Veja 11 benefícios e saiba quando usar

O que é colágeno? Veja 11 benefícios e saiba quando usar

Envelhecimento precoce, surgimento de rugas, celulites e flacidez são alguns problemas de pele que costumam deixar muita gente de cabelo em pé. O receio de envelhecer faz com que a busca por métodos que amenizam os efeitos do tempo sejam cada vez maiores.

E é aí que entra o colágeno, uma proteína de origem animal que dá firmeza à pele e que pode ser encontrada em alimentos e até em cápsulas. Seus benefícios são extensos, mas o principal deles nós já adiantamos: faz um bem danado para a saúde da pele.

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Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber o assunto. Descubra o que é colágeno, quais vantagens ele pode oferecer e o que o faz ser tão buscado.

O que é colágeno?
Quando você apalpa suas orelhas ou a ponta do nariz, por exemplo, você percebe o quanto eles são maleáveis e, ao mesmo tempo, resistentes? Então, é exatamente essa a função do colágeno.

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Ele é a principal proteína estrutural do nosso corpo e tem origem animal. Sua função primordial é dar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens, músculos e estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos — apenas de suporte.

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O colágeno é bastante encontrado em alguns alimentos específicos. Durante a digestão, ele é transformado em aminoácidos, que são usados na síntese de proteínas para todo o organismo.

As maiores fontes de colágeno são:

Gelatina;
Carnes e ovos;
Frutas cítricas e frutas vermelhas;
Castanhas, nozes e amêndoas;
Aveia e soja;
Tomate, pimenta e beterraba;
Vegetais de cor verde-escura e laranja;
Chá branco;
Alho;
Peixes e ostras;
Feijão;
Brócolis;
Ervilha;
Uva.
11 benefícios do colágeno
Ajuda na hidratação e elasticidade da pele;
Fortalece o cabelo, unhas, ossos e articulações;
Dá saciedade, e portanto também ajuda na perda de peso;
Ajuda a evitar as chamadas úlceras de pressão, que são lesões que se formam na pele quando uma parte do corpo fica muito tempo na mesma posição;
Reduz o surgimento de rugas e ajuda a tratar as rugas que já estão presentes;
Trata cicatrizes;
Ajuda na saúde hormonal e na saúde dos dentes;
Reveste o intestino, evitando inflamações;
Ajuda a desintoxicar o fígado e curar os efeitos da ressaca no dia seguinte;
Melhora a resistência dos músculos;
Regula a produção de insulina.
O segredo do colágeno e o que faz ter tantos benefícios está no fato de ser uma proteína que o próprio organismo é capaz de produzir, mas que pode (e deve) ser consumida via dieta ou suplementação.

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Ele ajuda a deixar o corpo bonito por fora e funcionando bem por dentro também.

Quando devo usar colágeno?
Quando a pessoa apresenta níveis considerados baixos de colágeno no organismo, é indicado que ela dê atenção especial aos alimentos descritos acima. Porém, os suplementos de colágeno também podem ser uma boa pedida e não têm contraindicação.

Mas como saber que você está com pouco colágeno? É simples. O corpo nos envia alguns sinais, que podem ser:

Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
Surgimento de rugas e de linhas de expressão, principalmente no rosto;
Aparecimento de estrias e celulites em maior quantidade;
Sensação de pele fina e desidratada;
Diminuição da densidade dos ossos, como nos casos de osteopenia e osteoporose;
Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.
É importante não exagerar no uso da suplementação. Nutricionistas recomendam cerca de 10 gramas de colágeno por dia. Quantidades maiores podem sobrecarregar os rins e tampouco surtem algum efeito benéfico, pois todo colágeno em excesso é eliminado pela urina.

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